Contador de visitas

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

SITUAÇÃO MISSIONÁRIA

O primeiro presidente angolano prometeu erradicar o cristianismo dentro de 20 anos, e realmente houve muitos incidentes pela repressão e ostensiva perseguição aos cristãos. Porém, as duras realidades da guerra e o colapso da ideologia comunista na década de 80 resultou no fim de quase toda discriminação contra os cristãos. Mesmo assim, em 1988 foi promulgada uma lei que permite somente 12 denominações cristãs no país.

Africanos tradicionalistas: 13,9%.
Não religiosos/outros: 1,5%. Cristãos: 84,6%. Nominais: 16%. Filiados: 68,6%. Crescimento: 4,9%.
:: Católicos Romanos: 59,3%. Crescimento: 4,3%.
:: Protestantes: 19,8%. Filiados 14,4%. Crescimento 6,8%.
:: Evangélicos: 8,4%

Missionários evangélicos/protestantes:
Para a Angola: 187 (1 para cada 97.000 habitantes) em 30 agências e de 13 nações: Canadá, 37; Estados Unidos, 34; Brasil, 26; Suíça, 19.
De Angola: 44 (1 para cada 160.000 cristãos evangélicos/protestantes).

MOTIVOS DE LOUVOR

1 O fracasso do comunismo na erradicação do cristianismo.

2 O crescimento do cristianismo bíblico em meio ao estarrecedor sofrimento e privação.

MOTIVOS DE ORAÇÃO

1 A guerra contínua desde 1962 tem sido devastadora. A guerra civil de 25 anos tornou-se uma batalha por poder sem escrúpulos, que utiliza programas de auxílio, ONGs e a população civil sofredora como armas de guerra. Minas terrestres ultrapassam o número de habitantes, e até 1999 ocorreram 100.000 amputações. O recrutamento forçado de jovens é feito sem restrições. Uma grande parte da população rural fugiu para áreas urbanas em larga escala por causa da fome. As feridas psicológicas, sociais e espirituais são ainda mais nocivas e duradouras. Ore por/para:

a) A cura da nação em todos os níveis.

b) Paz duradoura e um governo justo, sensível ao bem-estar do povo.

c) Aqueles que procuram aliviar o sofrimento através de remoção de minas, reconstrução da infra-estrutura, de casas, de hospitais, de escolas e de igrejas. Em muitas áreas, a destruição passa de 80%.

Muitas agências, incluindo a WVI, TEAR Fund e um consórcio de igrejas e agências chamado Ação da Igreja em Angola, estão envolvidos.

2 Luanda e outras cidades principais tornaram-se o lar das populações refugiadas, vivendo em desespero miserável. Muitas crianças órfãs ou abandonadas lutam para sobreviver; muitas vítimas da guerra mendigam ofensivamente nas ruas. Ore pelas igrejas e agências que buscam o alívio do sofrimento delas.

3 Os cristãos sofreram ostracismo, abuso, discriminação e perseguição declarada por muitas décadas.

Nos primeiros dez anos depois da independência houve intensa perseguição dos cristãos; dezenas de pastores e milhares de crentes foram martirizados ou seqüestrados, e muitas igrejas foram deliberadamente destruídas. Muitos cristãos simples mantiveram a fé e testificaram. Como resultado disso, durante o conflito congregações multiplicaram-se tanto nas áreas da UNITA como da MPLA. As reuniões são apinhadas, e apesar do desespero e destruição, centenas de milhares têm confiado no Senhor Jesus Cristo. Ore para que este crescimento continue a levar a uma total evangelização do país.

4 A igreja não saiu ilesa e necessita de muitas orações, especialmente por:

a) Amor que transcenda a lealdade tribal e a política violenta, da qual ela se alimentava, com freqüência, dividindo os cristãos.

b) Perdão dos que perpetraram a violência, e dos cristãos que cederam sob pressão.

c) Final das restrições e manipulação impostas pelo Estado, e o aparecimento da verdadeira liberdade religiosa. Apenas metade das 150 denominações receberam permissão de registro oficial.

d) Vida santa e parecida com a de Cristo dos seguidores do Senhor Jesus que recomende o Evangelho para os não-crentes, e uma paixão por alcançar com o Evangelho os vizinhos desiludidos e apáticos.

e) Unidade no Evangelho. A Aliança Evangélica de Angola une 10 denominações em uma ação coordenada, porém, devido à guerra, ela mal consegue agir.

5 A carência de liderança treinada e piedosa é o problema mais crítico que limita o crescimento da igreja e sua maturidade. Os resultados: muitas lutas entre a liderança, divisões, legalismo em coisas insignificantes, tolerância e aceitação do pecado. Muitos não são livres de todos os aspectos da feitiçaria.

Durante muitos anos, pouco treinamento formal pôde ser dado, porém, agora, há sete escolas bíblicas e quarto seminários (Ecumênico, Evangélico, em Lubango, AEF, AME, AIM, Batista e Católico em Luanda).

Ore por provisões de fundos, construções, livrarias e, acima de tudo, professores piedosos; e pelo crescimento espiritual efetivo e pelo ministério daqueles que estão sendo treinados.

Economia angolana é potencialmente rica, mas está em estado de colapso como resultado da fuga de pessoal qualificado após a independência e após 31 anos de guerra continua. Estima-se que 80% da receita anual foi dirigida para o esforço de guerra. Renda per capita US$ 620 (3% dos EUA).

1. O trágico legado de 31 anos de guerra levará anos para ser erradicado depois que a paz for restaurada. O assentamento de 1,5 milhões de refugiados, a reabilitação de 100.000 mutilados, a assistência aos 20.000 órfãos de guerra e a reconstrução de estradas, ferrovias, cases, hospitais, escolas e igrejas necessitará de enormes recursos. Ore pela paz e liberdade para o evangelho. Nem todas as restrições às atividades cristas foram removidas.

2. Os cristãos enfrentarão novos desafios morais e éticos assim que a paz for estabelecida. Isso inclui o perdoar aqueles que infligiram tal sofrimento e dar disciplina com amor aqueles cristãos que comprometeram a verdade. A restrição legal por parte do governo em limitar o número de igrejas é uma questão difícil para os grupos mais autônomos como os Irmãos e os Batistas; também poderá levar a uma certa manipulação por parte do governo ou disputes pelo poder para liderar a igreja. Ore para que os cristãos triunfem nessas áreas também. Ore por uma igreja que tenha um viver santo, unidade no Espirito, visão para os perdidos e lideres que realmente se assemelhem a seu Senhor.

3. O alto preço para treinamento da liderança está se tornando em um problema muito critico. Durante anos, pouco treinamento formal podia ser dado, mas agora existem sete escolas bíblica e quatro seminários (Ecumênico, evangélico[em Lubango AEF], batista e católico). Ore pela provisão de fundos, edifícios, bibliotecas e acima de tudo, professores de Deus de Angola e do exterior.

4. Os não alcançados e os necessitados:

a) O caos tem impedido um levantamento das necessidades e isso é uma necessidade urgente, especialmente para a tradução da Bíblia. Existe um trabalho de tradução em nove línguas que está em andamento, mas pelo menos dezenove estão sem as Escrituras ou tradutores.

b) Ore pela completa evangelização dos nyaneka (Huila), mbwela, kwangali (43.000), san bushmen, mbukushu (10.000) a maioria no sul e sudeste onde a AEF tem trabalhado.

c) Cerca de 50.000 jovens foram levados à força para Cuba para serem doutrinados no marxismo. Ore para que suas mentes envenenadas sejam limpas por Jesus, e para que sejam reintegrados em sua terra natal.

d) As cidades estão circundadas por grandes áreas faveladas com muitos refugiados rurais. Ore tanto pelas necessidades espirituais como físicas para que estas sejam atendidas.

5. Ore pela vida e testemunho de uma força missionária reduzida que através de anos de sofrimento tem dado um bom testemunho. Ore pelo ministério continuo dentro das igrejas da AEF (13), AME (19), Irmãos, Batistas americanos e ingleses (15) e outros. Ore para que uma nova geração de missionários se levante para reconstruir o pais, fortalecer a igreja e evangelizar áreas e povos não alcançados. Ore pela concessão de vistos de entrada e boa vontade aos olhos do governo.

6. Os jovens nas escolas têm recebido anos de ensino marxista-leninista. Ore pelo ministério da IFES (três grupos em instituições e um obreiro) e SU. Ore pela complete liberdade de testemunho nas escolas e colégios.

7. Literatura e Bíblias são escassas e a demanda é grande. Ore para que os suprimentos que entram pela Namíbia, Canadá, Portugal e Brasil cheguem àqueles que deles necessitam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FOTOS DO 60 ANOS DO PASTOR JOSE BRUNO

CULTO DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER 08/03/2012